Porque cinco cidadãos polacos decidiram acionar o Estado polaco por inação no combate às alterações climáticas

Para cumprir os seus compromissos ao abrigo do Código Civil polaco e da lei dos direitos humanos, o Governo polaco deve reduzir as emissões do país em 61% até 2030 (em relação aos níveis de 1990) e atingir a neutralidade carbónica até 2043. No entanto, o Governo polaco faz parte de uma minoria de governos da UE que não anunciou qualquer estratégia a longo prazo para cumprir as suas obrigações ao abrigo do Acordo de Paris da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (UNFCCC). Um grupo de cidadãos polacos achou que não podia ficar parado e acionou o Estado polaco, na defesa do interesse público.

Leia a notícia em clientearth.org.

Notícias Relacionadas

ProPública pede audiência à Provedora de Justiça e ao Secretário de Estado da Modernização Administrativa

No dia em que se completam 3 meses sobre a data em que a ProPública apresentou Queixa contra a exigência ilegal de marcação prévia para atendimento presencial dos cidadãos nas repartições públicas do país, a Direção da associação solicitou audiências à Provedora de Justiça e ao Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa. A associação não recebeu destas entidades qualquer resposta à sua Queixa, sendo certo que, de acordo com testemunhos chegados à ProPública, o atendimento presencial continua a não respeitar os princípios de acessibilidade, transparência e não discriminação previstos na lei geral e na Constituição da República.

Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Para mais informação consulte a nossa Política de Cookies.