Leonor Caldeira, vencedora da edição de 2022 do Prémio Nelson Mandela
A direção da ProPública – Direito e Cidadania deliberou, por unanimidade, atribuir o Prémio Nelson Mandela, relativo ao ano 2022, à advogada Leonor Caldeira (Nota Biográfica junta). No Dia do Advogado, a ProPública quer assim homenagear a jovem geração de advogados portugueses que não desiste de lutar por uma sociedade com melhor justiça, maior responsabilidade e sem discriminações de qualquer tipo.
No corrente ano de 2022 faz 80 anos que o jovem Nelson Mandela começou a exercer a profissão de advogado e 70 anos que estabeleceu a sociedade de advogados Mandela & Tambo, o primeiro escritório sul-africano inteiramente dedicado ao direito do interesse público. Até ser preso e condenado pelas autoridades do apartheid, Mandela representou em Tribunal os perseguidos e vulneráveis, procurando fazer a diferença na comunidade, inspirando a mudança e clamando por justiça e paz.
Leonor Caldeira tem-se distinguido na sua ainda curta carreira de advogada como uma incansável defensora do interesse coletivo, privilegiando a litigância em defesa da justiça climática e dos direitos humanos. Para além do seu inspirador idealismo, a advogada tem dado provas, nas suas intervenções em tribunal, de uma criatividade e eficácia dignas de elogio por parte de colegas e magistrados. No entender da direção da Propública, Leonor Caldeira é um exemplo que se torna ainda mais destacado numa altura em que a justiça portuguesa atravessa um dos seus períodos
mais críticos.
O prémio, no montante de € 10.000 (dez mil euros), vai ser entregue a Leonor Caldeira no dia 18 julho, Dia Internacional Nelson Mandela e que celebra a data do seu nascimento.
Lisboa, 19 de maio de 2022 ( Dia do Advogado )
Nota de Imprensa 2022
Currículo Leonor Caldeira 2022