NOTÍCIAS
Saiba o que estamos a fazer e como evoluem os casos, as leis e as decisões que são objeto da nossa atenção
contactar: media@propublica.eu


Há repartições das Finanças que mantêm restrições. “Cada um faz o que quer. É a desregulação do atendimento”
A exigência de marcação prévia para atendimento presencial do público em praticamente todos os serviços da Administração Central é um escândalo e uma indignidade, antes de ser uma prática ilegal e inconstitucional. Diz textualmente a Constituição: “Os trabalhadores da Administração Pública (…) estão exclusivamente ao serviço do interesse público” (art. 269). Quando é que o governo põe ordem nos seus serviços administrativos e cumpre as obrigações básicas que tem para com todos os cidadãos, especialmente os mais vulneráveis?

Prémio Nelson Mandela 2022 entregue à advogada Leonor Caldeira
No Dia Internacional para a Tolerância (16 de novembro), os órgãos sociais da ProPública reuniram-se para fazer entrega à advogada Leonor Caldeira do diploma representativo do Prémio Nelson Mandela 2022. O prémio, no montante de €10.000, foi atribuído, a 19 de maio (Dia do Advogado), pela Direção da ProPública, de acordo com recomendação de um júri composto pela jornalista Bárbara Reis, o advogado Francisco Teixeira da Mota (Prémio Nelson Mandela 2021) e o presidente da ProPública, Agostinho Pereira de Miranda.

Presidente da ProPública fala sobre a génese e perigos da direita radical
Nesta entrevista Agostinho Pereira de Miranda aborda três ideias sobre a direita radical: (1) a esquerda fazia bem em conhecer melhor o pensamento conservador clássico, em vez de o desprezar como arcaico e inevitavelmente reacionário; (2) a direita ultrarradical anda há mais de uma década a reciclar as teses dos teóricos nazis e fascistas (vg, Carl Schmitt, Julius Evola, Ernst Jünger), atribuindo à esquerda a responsabilidade exclusiva de guerras culturais que estes autores advogaram, e fizeram, há quase um século; (3) os políticos que pensam que Trump, Bolsonaro e Putin são meros epifenómenos de personagens financiadas pelas respetivas plutocracias estão enganados: eles são o resultado direto do falhanço da chamada Terceira Via (Tony Blair, Bill Clinton e outros) e da recusa em enfrentar os resultados socialmente devastadores da hiperliberalização do sistema económico e financeiro.

Tribunal de Contas arrasa Novo Banco
Um documento que honra a Democracia portuguesa! O Novo Banco não queria que o Tribunal de Contas fizesse a auditoria pedida pela Assembleia da República. Agora sabemos porquê. As conclusões do tribunal são demolidoras: contratos mal negociados; inércia dos supervisores e do regulador; conflitos de interesses; desprezo pelo interesse público, etc, etc. E, como já suspeitávamos, os contribuintes continuarão a pagar uma fatura que se aproxima perigosamente dos dez mil milhões de euros (ie, mil euros por cada português)!

Novo regime de impedimentos dos juízes afecta mais de 1000 processos e adia 281 julgamentos e instruções
Mais uma prova de que o grande responsável pelo caos da justiça portuguesa chama-se “legislador”, ie, as forças políticas que encomendam os abortos legislativos que são dados à estampa.

Advogada Leonor Caldeira vence prémio Nelson Mandela da associação ProPública
A advogada venceu o prémio, no valor de 10 mil euros, pela defesa dos direitos humanos e justiça climática e pela carreira como “incansável defensora do interesse coletivo”.

Advogada Leonor Caldeira vence prémio Nelson Mandela da associação ProPública
A jovem advogada Leonor Caldeira, que ganhou um processo contra o líder do Chega, André Ventura, é a vencedora do Prémio Nelson Mandela deste ano, atribuído pela associação ProPública, pela defesa dos direitos humanos e justiça climática.

ProPública atribui prémio Nelson Mandela 2022 à advogada Leonor Caldeira
Premiada é descrita como um exemplo inspirador pela sua integridade, coragem e criatividade. No Dia do Advogado, a ProPública quer assim homenagear a jovem geração de advogados portugueses que não desiste de lutar por uma sociedade com melhor justiça, maior responsabilidade e sem discriminações de qualquer tipo.

2ª edição do Prémio Nelson Mandela conhecido a 19 de maio
A segunda edição do Prémio Nelson Mandela vai distinguir uma jurista e será conhecido no dia 19. A Advocatus foi falar com Lídia Neves, da direção da ProPública.