DECLARAÇÃO DA DIREÇÃO DA PROPÚBLICA.
UM CORAJOSO COMBATENTE PELA ADVOCACIA, A JUSTIÇA E A DEMOCRACIA.
A direção da associação ProPública — Direito e Cidadania (“ProPública”) deliberou, por unanimidade, atribuir o
Prémio Nelson Mandela relativo ao ano 2024 a António Garcia Pereira, advogado, professor universitário, autor e ativista cívico. No Dia do Advogado, a ProPública homenageia assim o Homem e o profissional que ao longo de quase meio século
esteve sempre na primeira linha da defesa da honra e dignidade da Advocacia.
Como a ProPública tem insistentemente afirmado, os advogados estão hoje confrontados com um ataque sem precedente aos seus direitos, garantias e imunidades. A igualdade de armas com o Ministério Público é cada vez mais ilusória, depois das recentes alterações ao Estatuto da Ordem dos Advogados. Por outro Iado, na
área do acesso aos serviços públicos e da administração da justiça é patente a deterioração
dos direitos dos cidadãos, especialmente dos mais frágeis e vulneráveis, como recentemente reconheceu a Provedoria de Justiça numa intervenção solicitada pela ProPública.
António Garcia Pereira tem sido, nas suas intervenções públicas, como nos tribunais e na ação individual, uma voz corajosa e firme em defesa da Advocacia, do bem comum e dos direitos dos cidadãos, mesmo quando estes têm posições políticas, sociais ou desportivas contrárias às suas.
Advogado desde 1977, Garcia Pereira é a prova de que o caráter, a solidariedade e a abnegação são as armas com que se defende o interesse público e se combatem as ameaças à justiça e à democracia.
O prémio, no montante de €10.000 (dez mil euros), vai ser entregue no dia 18 de julho, Dia Internacional Nelson Mandela e que celebra a data do seu nascimento.
Em edições anteriores foram distinguidos os advogados Francisco Teixeira da Mota (2021), Leonor Caldeira (2022) e Maria Clotilde Almeida e Paula Penha Gonçalves ex aequo (2023).
Lisboa, 19 de maio de 2024 (Dia do Advogado).
Nota de Imprensa 2024
Nota Biográfica do Premiado 2024