PRÉMIO NELSON MANDELA 2023 ENTREGUE ÀS ADVOGADAS MARIA CLOTILDE ALMEIDA E PAULA PENHA GONÇALVES
No Dia Internacional Nelson Mandela (18 de julho) os órgãos sociais da ProPública reuniram-se num jantar para fazer entrega às advogadas Maria Clotilde Almeida e Paula Penha Gonçalves dos diplomas representativos do Prémio Nelson Mandela 2023.
O prémio, no montante global de €10.000, foi atribuído, a 19 de maio (Dia do Advogado), pela Direção da ProPública, de acordo com a recomendação de um júri composto pela jornalista Bárbara Reis, os advogados Francisco Teixeira da Mota (Prémio Nelson Mandela 2021) e Leonor Caldeira (Prémio Nelson Mandela 2022) e ainda o presidente da ProPública, Agostinho Pereira de Miranda.
As duas advogadas do mediático "Caso Liliana Melo", uma mãe de origem cabo-verdiana a quem foram retirados sete filhos para adoção, foram as vencedoras da edição deste ano do Prémio Nelson Mandela, anunciou à Lusa o presidente da Propública.
Advogadas foram distinguidas pela associação ProPública que as caracteriza como "figuras exemplares da democracia" que protegeram e deram voz aos direitos constitucionais das crianças.
A direção da associação ProPública - Direito e Cidadania (‘ProPública’) atribui Prémio Nelson Mandela 2023 às advogadas Maria Clotilde Almeida e Paula Penha Gonçalves.